O valor da consciência
- Nycholas Benaia Souza
- 20 de fev. de 2025
- 1 min de leitura
“Uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens. O que somos está manifesto diante de Deus e espero que esteja manifesto também diante da consciência de vocês.”
2Coríntios 5:11 NVI

Eu aprendi há muitos anos o valor da consciência: de examinar meu coração, minhas ações, pensamentos e sentimentos.
Mesmo sendo um exercício desconfortável, pois revela minhas imperfeições, fraquezas e inquietações.
Aprendi que o que nós somos está manifesto diante de Deus; somente Ele pode nos levar a esse exercício de maneira verdadeira e transformadora. A Bíblia nos diz que o Espírito de Deus nos convence sobre o pecado, que é fruto da nossa incredulidade, ou seja, é afetado pela nossa falta de fé na obra redentora de Cristo. Sobre a justiça, que é o estado em que devemos caminhar, como pessoas que foram remidas e, sendo assim, possuem o seu caráter transformado, seus pensamentos e sentimentos alinhados aos do Senhor. E sobre o juízo, que aponta para a consciência de que tudo que pensamos e fazemos será julgado diante Dele.
Se você não tem o hábito de sondar a sua própria consciência diante dos seus sentimentos, pensamentos e atos manifestados diariamente, eu quero te encorajar a viver esse exercício. E, buscando pela graça, misericórdia, sabedoria e favor do Senhor, sabendo que somente Deus, por sua palavra, pode te fazer verdadeiramente livre dos seus medos, te trazer uma nova forma de pensar e formar em nós nossa verdadeira identidade, de quem Ele nos criou para ser:
Filhos, amados e livres!


Comentários